Marketing Digital para médias e pequenas empresas – Por que investir?

É possível ter retorno em tempo e dinheiro usando o Marketing Digital. A Comunicação via internet tem o poder de alcançar qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Através da Internet, a forma de se comunicar com o clientes têm mudado radicalmente. Antes, para fazer isso, as empresas precisavam investir pesado financeiramente para fazer propaganda através dos meios tradicionais, como TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e panfletos, afinal essas eram as únicas formas de alguém descobrir sobre a oferta de um produto ou serviço.

Hoje, as pessoas estão expostas a várias opções de mídia, produtos e canais de informação, mas ao mesmo tempo aprenderam a ignorar propagandas invasivas ou irrelevantes. Além disso, a decisão de compra está cada vez mais atrelada à internet, pois através dela as pessoas podem ter informações detalhadas sobre qualquer produto ou serviço. Comparar preços, buscar outras opiniões e pedir recomendações nunca foi tão fácil.

O resultado disso é que qualquer propaganda só é realmente efetiva quando gera valor real para o seu público, sendo relevante, precisa e de acordo com a permissão. O Marketing Digital possui características que promovem alto retorno sobre o que foi investido de tempo e dinheiro na comunicação via Internet.

É possível medir os resultados em detalhes específicos de cada campanha

Sabe-se exatamente o que funciona ou não funciona, o que precisa mudar e em que deve-se continuar investindo de acordo com o que deu o melhor retorno.

Segmentar é promover ações com um foco muito maior

Comunicando e interagindo apenas com o público que se interessa pelo produto ou serviço oferecido.

É possível atrair sem gastar dinheiro

Através da chamada busca orgânica no Google ou de forma viral via e-mail e redes sociais, podemos atrair potenciais clientes (possíveis leads) de forma gratuita e crescente para o seu site.

Construir audiência

Produzindo um conteúdo relevante, o Marketing Digital permite a construção de uma base (ex: emails cadastrados, assinantes de blog, seguidores no Twitter, etc.) que podem se tornar um ativo de marketing fundamental para a empresa.

Melhor custo-benefício

A partir das características acima, o Marketing Digital permite que se alcance bons resultados mesmo com baixos investimentos. Através de uma boa estratégia, da utilização dos recursos com ideias inteligentes e ajuda de boas ferramentas, o investimento na Internet oferece muito mais resultados do que as mídias tradicionais.

Por conta dessas características, muitas empresas têm investido cada vez mais no Marketing Digital e experimentando muitos resultados. No Brasil, o investimento nesse meio cresce, em média, mais de 30% anualmente (fonte: IAB).

Para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs),  os resultados são ainda mais aparentes,  pois em sua maioria, elas não possuem muitos recursos para promover seus produtos e serviços. A Internet é espaço perfeito para boas ideias (simples e objetivas) e com uma boa execução têm muito mais valor do que dinheiro. Ele (o dinheiro) é consequência.

Infelizmente, mesmo com tantos exemplos bons de resultados incríveis, muitos empreendedores e responsáveis pelo marketing das empresas ainda não aproveitam esse potencial, seja por falta de conhecimento das inúmeras técnicas e ferramentas ou por terem medo de perder o que é investido.

Pensando nisso, queremos desmitificar o Marketing Digital, mostrando como ele pode ser Simples, Acessível e Efetivo. Divulgaremos conteúdos práticos com conceitos, dicas e práticas te ajudar no uso da Internet como canal de comunicação e promoção da sua empresa e produto.

 

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