Como aumentar o seu ciclo de vendas?

Algumas atitudes erradas podem atrasar o seu ciclo de vendas, dificultando a conversão de clientes. Afinal, como evitar esse tipo de deficiência comercial?

Evite prospectar clientes sem perfil e com mensagens inadequadas

Ajustar o perfil ideal dos clientes e como se comunicar com eles é uma tarefa que leva tempo. É muito comum empresas venderem para pessoas e organizações erradas, e muitas vezes quando acertam o público, erram no linguagem. A linguagem técnica deve ser modificada para algo simples quando o objetivo é alcançar um público leigo no assunto.

O desespero por ter cada vez mais cliente e, consequentemente, aumentar o lucro pode causar desespero e acabar provocando desestruturação no processo de captação e conversão dos clientes. É importante manter a calma e o foco no que é mais importante: apresentar a solução adequada para cada cliente, sempre visando a satisfação dos mesmos

O ideal para conquistar o sucesso de forma real e organizada é escolher um nicho e produzir o conteúdo ideal para eles. Se os seus esforços de marketing e vendas não estiverem direcionados e focados nos clientes com perfil ideal, provavelmente você está perdendo tempo e energia tentando vender o seu produto ou serviço para quem não o quer ou não precisa dele.

Todo negócio precisa de um processo de vendas claro 

É impossível crescer sem um processo de vendas estabelecido, ainda que seja pequeno. Se sua empresa não possui um, comece já! Sem a logística de vendas adequada ninuém consegue aprimorar os métodos de captação de clientes.

Não adianta ter um ótimo processo de vendas e não colocá-lo em prática.

Você pode até ter um processo de vendas bem elaborado, mas se não está sendo usado, de nada adianta. Muitas vezes os vendedores não sabem ou não entenderam bem o processo. Outras vezes, preferem não seguir o processo.

Os processos precisam ser claros, simples e objetivos para que a adesão seja maior. È importante saber se ele está funcionando na prática e se está devidamente adaptado ao seu negócio. Também é preciso ter reuniões periódicas com a equipe de vendas para saber como andam os processos

 Vender o seu produto  é importante, mas resolver o problema do cliente é melhor

 

Não adianta empurrar produtos que não resolvam os problemas reais dos seus clientes. Um bom vendedor sabe entender as necessidades de cada pessoa e adequar as soluções ideais. Isso fideliza o cliente e chama outros novos clientes através de indicação.

Vender para os níveis hierárquicos mais baixos pode ser o problema

Uma das estratégias que geram resultado é definir rapidamente quem tem influência e poder de decisão, quem está envolvido no processo de compra. Muitos vendedores não se sentem preparados para lidar com pessoas de níveis hierárquicos mais altos e com isso acabam perdendo o negócio.

Compreenda o processo de compra do cliente

Não tenha medo de fazer perguntas. Quanto melhor for a compreensão sobre o processo de compra do cliente, mais fácil será descobrir se o seu produto ou serviço pode ou não ajudá-lo.

A questão não é o que você pergunta, mas como o faz. Sempre que puder, questione de forma segura e seja o mais natural possível. Não demonstre insegurança.

Preocupe-se com o negócio do seu cliente

A prioridade é melhorar o negócio do cliente e não apenas vender o produto ou serviço. Se seus clientes se tornam bem sucedidos, você sempre será lembrado. Focar no que é importante para o seu cliente gera credibilidade.

Promessas não geram resultados

Para captar um cliente, mas está encontrando dificuldades, experimente dar a eles algo que seja de valor, mas sem cobrar por isso. Precisa ser algo realmente útil a eles. Comprove o seu potencial ao invés de ficar apenas dizendo isso.

Nem todo cliente é para ser seu

Por ansiedade, pressão ou pouco entendimento sobre o perfil ideal de cliente, muitos vendedores acabam se atrapalhando no processo porque insistem em contas e oportunidades sem perfil, que não levam a nada. Esse tipo de cliente não traz resultados e atrapalham  fluxo de trabalho que deve ser dedicado a outros clientes. Faça uma espécie de faxina por mês nas oportunidades de venda. Analise-as, elimine as que não se adequam e abra espaço para novas oportunidades qualificadas.

 

Por Mylena Trogo